O Roteiro Gastronômico Jazz & Blues é uma nova experiência para quem curte boa música acompanhada de uma culinária de alta qualidade. Rio das Ostras já se tornou reconhecida pelo Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, um dos maiores festivais da América Latina e um dos maiores do gênero do mundo. E agora essa vertente se tornou mais ampla.
O Roteiro Gastronômico Jazz & Blues traz para o turista uma vivência ainda maior da cultura do jazz e do blues. Por esse roteiro, o turista vai conhecer bares, restaurantes e diversos outros atrativos com toda a cara desses ritmos. Isso envolve a própria decoração e gastronomia da cidade.
O jazz nasceu em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Essa cidade tem uma cultura rica e vasta, fruto da mistura de diversos povos. E essa cultura está sendo reproduzida em Rio das Ostras, não apenas com a música, mas com uma ambientação que remete à capital do jazz, inclusive com a oferta de diversos pratos da culinária crioula de lá.
O gigante do jazz Louis Armstrong certa vez disse “Se você tiver que perguntar o que é o jazz, você nunca vai saber”. A frase instiga a ideia de que o jazz é algo para apreciar, para sentir. Esse espírito que está por trás do Roteiro: oferecer ao turista uma série de experiências que fiquem gravadas na memória e, mais ainda, naquela parte que o jazz e o blues tentam tocar: na alma.
Nova Orleans fica localizada no estado da Louisiania, no sul dos Estados Unidos. Com uma população nativa indígena, a cidade surgiu pela colonização francesa e depois se integrou aos Estados Unidos, também recebendo forte presença da cultura espanhola. Ela também foi uma região muito povoada pelos escravos vindos da África. Sua posição geográfica, próxima ao Golfo do México, também fez com que recebesse influência caribenha.
Ou seja, a cultura da cidade é fruto de diferentes misturas culturais. Toda essa diversidade se demonstra na religiosidade, no carnaval local (o Mardi Gras), na culinária e na música. A cultura da cidade é conhecida como cultura crioula, termo que se refere à multiplicidade de suas origens.
A culinária crioula nasce de toda essa vasta influência, junto a fatores culturais, como o fato de ser uma cidade litorânea com abundância de frutos do mar, o que torna lagosta, camarões e outras iguarias fundamentais nas receitas. Alguns pratos mais famosos dessa culinária são o arroz com feijão, a jambalaya, o gumbo e o po-boy. Esses e muitos outros já estão sendo oferecidos nos restaurantes da cidade.
Você pode conhecer uma variedade de produtos, distribuidos nas seguintes áreas temáticas:
Os produtos foram elaborados seguindo eixos:
Sustentabilidade visa produzir produtos e serviços oferecidos por meio de práticas sócio e ambientalmente sustentáveis.
Experiência significa segurar uma gastronomia que seja única, englobando cardápios diferentes com aroma paladar e sua cultura.
Segurança é o cumprimento de diversos protocolos para que a sua experiência seja aproveitada com tranquilidade e sem nenhum risco.